Os alunos e suas famílias

O Núcleo tem capacidade para acolher aproximadamente 90 crianças da Educação Infantil, a partir de 2 anos completos, e 125 crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os alunos e suas famílias são moradores de comunidades urbanas, embora em alguns casos com forte componente rural, de Niterói e São Gonçalo, especialmente dos bairros de Rio do Ouro e Várzea das Moças. Nesses bairros, que abrangem os dois municípios, nossos alunos têm moradia nas localidades de Morro dos Cabritos, Paciência, Maria Paula, Engenho do Roçado, Linha e Buraco Quente. Temos poucas famílias de Inoã, município de Maricá.

Os arranjos familiares são múltiplos e vários são provenientes de famílias fragmentadas e que vivem em situações de violência doméstica e drogadição. O nível de escolaridade dos adultos responsáveis está concentrado nos anos iniciais do ensino fundamental, alguns sendo analfabetos. A renda familiar de nossos alunos está na faixa de 0 a 2 salários mínimos.

No tocante às condições sócioeconômicas, essas localidades sofrem com a falta de infraestrutura urbana. As redes de saúde e de proteção à criança e seus pontos e serviços necessários ao bem estar de nossos alunos e suas famílias ainda é muito frágil e de difícil acesso e movimentação. Em grande parte dos casos, o acesso à água encanada é inexistente, bem como ao sistema de esgoto. A presença de atividades ilícitas é constante, gerando ambiente de violência comunitária e deixando os moradores em situação de risco. 

barra-rodape-remanso2

– Educação
– Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha
– Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha -> Currículo
– Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha -> Proposta Pedagógica
– Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha -> Educação Infantil
– Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha -> Ensino Fundamental
– A História do Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha