Projeto Acolher Jovem

OBJETIVO

Acolher crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino visando expandir conhecimentos e habilidades, despertar autonomia e fortalecer vínculos com a escola, família e comunidade proporcionando ainda alternativas aos que residem em regiões tomadas pelo tráfico.

Escultura em argila

Musicalidade

Culinária 

Socioeducativa

Habilidades sociais

Saúde e adolescência

Esportes



Atividades Externas

Veja mais fotos do projeto...


TEMPO DE FUNCIONAMENTO

10 meses ao ano

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Carga horária de três dias por semana (2ª, 3ª e 4ª) dividida em dois períodos diários: manhã e tarde, alternado ao do período escolar – sendo regular ainda, em atividades quinzenais – aos sábados 9h às 11h, para realização de grupos de convívio para os responsáveis.

PÚBLICO ALVO

  • Crianças e adolescentes ex-alunos do Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha, desde que estejam matriculados na rede pública de ensino;
  • Crianças e adolescentes egressos ou cursando o 5.º ano do Ensino Fundamental do Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha (NEPCR).

OFICINAS:

  • Culinária - A oficina de culinária acontece às terças feiras nos turnos da manhã e da tarde e tem como objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento do processo de preparação de cada alimento e desde cedo familiariza-los com os conceitos de culinária e utilização correta de alimentos. Objetiva ainda elevar a autoestima , fazendo que se sintam úteis ao preparar uma receita, estimulando o trabalho em equipe e a multiplicação do aprendizado aos familiares.
  • Escultura - A oficina de Escultura acontece as quartas feira no turno da manhã e tem como objetivo transmitir o conhecimento teórico e prático da modelagem escultórica em argila.
    Será passado todo o processo desde a primeira blocagem até o preparo da peça para ser levada ao forno se tornando assim uma obra de arte em cerâmica.Ao fim da oficina os alunos estarão aptos a executarem esculturas tridimensionais de cerâmica.
  • Musicalidade - A oficina de Musicalidade acontece às quartas feira nos turnos da manhã e da tarde e tem como objetivo ampliar horizontes musicais, culturais e sociais envolvendo o ensino de músicas brasileiras e de diversos países , suas danças folclóricas e percussão corporal. Objetiva ainda a interação com os diversos ambientes musicais .
  • Saúde e Adolescência - A oficina de Saúde e adolescência acontece às segundas feiras no turno da manhã e tem como objetivo transmitir aos participantes noções básicas sobre o corpo humano, para que se conheçam melhor e aprendam mais sobre higiene, cuidados e prevenções. São abordados temas sobre saúde física e mental.
  • Habilidades Sociais - A oficina de habilidades sociais acontece às segundas feira no turno da tarde e tem como objetivo estimular a capacidade de articular pensamentos, sentimentos e ações em função de objetivos pessoais e de demandas da situação e da cultura, gerando consequências positivas para o indivíduo e para as demais pessoas por meio de um relacionamento saudável e produtivo.
  • Organização Escolar - A oficina de Organização Escolar acontece às segundas feiras nos turnos da tarde e tem como objetivo orientar os participantes quanto à dinâmica do segmento escolar em que estão inseridos, auxiliar na organização escolar e dar o suporte necessário para o melhor aproveitamento dos mesmos.
  • Socioeducativa - A oficina Sócio Educativa acontece às terças e quartas feira nos turnos da manhã e da tarde e tem como objetivo assegurar a participação social dos participantes em todas as etapas do trabalho e sensibilizar para a importância de fortalecer os vínculos com a família, a escola e a comunidade.
  • Esportes - A oficina de Atletismo acontece às terças feira nos turnos da manhã e da tarde e tem como objetivo desenvolver habilidades naturais executados pelo ser humano, como correr, saltar e lançar. No contexto social a oficina trabalha ainda conceitos de trabalho em equipe , regras e limites, respeito, cooperação , entre outros.

EQUIPE DE TRABALHO

Diretora de Assistência Social - Denise Monteiro
Psicólogo – Eduardo Rocha - Psicólogo
Educadora Social – Samira Dutra
Assistente Social – Silvester Brandão
Administração – Ana Sardenberg

O que é serviço de convivência?

Nossos Parceiros

Parceiro Ypê  Parceiro Anticorpus  Parceiro BrasilCap  Parceiro Prefeitura de Niterói  Supermercado Pomar 
RISU  Parceiro Lise  Parceiro Maxcor  Parceiro Niterói Mais Huamana  Parceiro Ponto Jovem 
Parceiro Correio Espírita  Parceiro Rossi  Parceiro Shankhya  Parceiro Store Vision  Parceiro To View 
Parceiro Intercom Rio  Parceiro Intersystem  Parceiro Capemisa Social  Parceiro Emater Rio - Escritório Niterói / São Gonçalo