Projeto Acolher Jovem

Objeto

Oferecer espaço de estar, de convívio e de participação para crianças e adolescentes de ambos os sexos, em horários alternados ao da escola – (contraturno escolar) e oferecer um serviço de proteção social de ação continuada na perspectiva da educação integral à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, assegurando espaços de referência e de participação, de relações de afetividade, de respeito e de  tecnologia e a experimentação da participação na vida pública.

Objetivo

Oferecer um serviço de proteção social de ação continuada na perspectiva da educação integral à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, assegurando espaços de referência e de participação, de relações de afetividade, de respeito e de autoridade que garantam a ampliação de seu universo de trocas culturais, o acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida pública.

Tempo de Funcionamento

11 meses ao ano (um mês de férias coletivas).

Horário de Funcionamento

Carga horária de três dias por semana (2ª, 3ª e 4ª) dividida em dois períodos diários: manhã, 9h às 11:30, e tarde 14h às 16:30,em horário alternado ao do período escolar – sendo regular ainda, em atividades quinzenais – aos sábados 9h às 11h, para realização de grupos de convívio para os responsáveis.

Público Alvo

  • Crianças e adolescentes ex-alunos do Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha, desde que estejam matriculados na rede pública de ensino;
  • Crianças e adolescentes egressos ou cursando o 5.º ano do Ensino Fundamental do Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha (NEPCR).

Formas de Acesso

A admissão de crianças e adolescentes no Projeto Acolher Jovem é feita, desde que, manifestado interesse dos responsáveis e mediante assinatura do termo de compromisso. Atualmente depende de vagas abertas, pela limitação de transporte para levá-las aos Remanso.

Para os alunos do NEPCR, do 5º ano, faz parte das oficinas semanais.

Parâmetros Socioeducativos

As atividades que acontecem nas oficinas têm como objetivo formar um ambiente socializador que propicie o desenvolvimento da identidade do adolescente e do próprio grupo, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação e descontração sendo comum a todas as oficinas.

  1. Desenvolver atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos;
  2. dDesenvolver atividades instrumentais e registro para assegurar direitos, (re)construção da autonomia, autoestima, convívio e participação social;
  3. Estimular e provocar situações que desencadeiem oportunidades para expressão e respeito de sentimentos, conceitos e opiniões, possibilitando também que os adolescentes se percebam integrantes e agentes transformadores de si mesmos, do grupo, da natureza e da sociedade;
  4. Usar a arte e o lúdico como meios de expressão e comunicação. Quando eles desenham, fazem uma modelagem ou dramatizam uma situação, resignificam e mostram como se sentem,como pensam e como veem o mundo.

As Oficinas

Artes Plásticas – Escultura

Diretrizes Metodológicas

Através da oficina de escultura os adolescentes não apenas criam como também apreciam e avaliam, entendendo a importância da atividade artística e da expressão que ela possibilita. Por meio das artes plásticas desenvolve-se a capacidade de criar conceitos, desenvolver habilidades de expressão, trabalhando e entrando em contato com a imaginação e a fantasia, inclusive recriando realidades.

Objetivo Final

Exposição Artística cultural.

Canto

Diretrizes Metodológicas

A oficina está proporcionando improvisar, ouvir, entrar em contato com a música. E vem auxiliando no desenvolvimento dos adolescentes em apreciar e produzir música. A voz, o gesto e a música são formas de expressão através das quais é possível estabelecer comunicação entre os seres humanos. Por meio das canções os adolescentes estão tendo contato com a sua cultura e, ao mesmo tempo, conhecendo outras.

Objetivo Final

Apresentação Artística cultural.

Oficina Gastronomia

Diretrizes Metodológicas

Objetivo Final

 

Oficina Robótica

Diretrizes Metodológicas

Objetivo Final

 

Oficina Socieducativa

Diretrizes Metodológicas

É uma oficina que estimula a capacidade de ser e estar com os outros. O acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural são constantemente estimulados com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de adolescentes mais autônomos, protegidos, felizes e saudáveis. O mediador do processo, – educador social e psicólogo – estimulam e provocam situações que desencadeiem oportunidades para expressão e respeito de sentimentos, conceitos e opiniões, possibilitando também que os adolescentes se percebam integrantes e agentes transformadores de si mesmos, do grupo, da natureza e da sociedade.

Objetivo Final

Estimular a capacidade de ser e estar com os outros, o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural

Equipe do Projeto

  • Diretora de Assistência Social: Denise Monteiro;
  • Assistente Social : Silvester Alessandro de Luna Brandão – CRESS: AS 18064 – 7ª região;
  • Psicólogo: Eduardo Medeiros Rocha – CRP / RJ: 5/43660; Responsável pelo Projeto
  • Educadora Social: Samira Dutra

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