Os Alunos e Suas Famílias

O Núcleo tem capacidade para acolher aproximadamente 90 crianças da Educação Infantil, a partir de 2 anos completos, e 125 crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os alunos e suas famílias são moradores de comunidades urbanas, embora em alguns casos com forte componente rural, de Niterói e São Gonçalo, especialmente dos bairros de Rio do Ouro e Várzea das Moças. Nesses bairros, que abrangem os dois municípios, nossos alunos têm moradia nas localidades de Morro dos Cabritos, Paciência, Maria Paula, Engenho do Roçado, Linha e Buraco Quente. Temos poucas famílias de Inoã, município de Maricá.

Os arranjos familiares são múltiplos e vários são provenientes de famílias fragmentadas e que vivem em situações de violência doméstica e drogadição. O nível de escolaridade dos adultos responsáveis está concentrado nos anos iniciais do ensino fundamental, alguns sendo analfabetos. A renda familiar de nossos alunos está na faixa de 0 a 2 salários mínimos.

No tocante às condições socioeconômicas, essas localidades sofrem com a falta de infraestrutura urbana. As redes de saúde e de proteção à criança e seus pontos e serviços necessários ao bem estar de nossos alunos e suas famílias ainda é muito frágil e de difícil acesso e movimentação. Em grande parte dos casos, o acesso à água encanada é inexistente, bem como ao sistema de esgoto. A presença de atividades ilícitas é constante, gerando ambiente de violência comunitária e deixando os moradores em situação de risco.

Nossos Parceiros

Parceiro Ypê  Parceiro Anticorpus  Parceiro BrasilCap  Parceiro Prefeitura de Niterói  Supermercado Pomar 
RISU  Parceiro Lise  Parceiro Maxcor  Parceiro Niterói Mais Huamana  Parceiro Ponto Jovem 
Parceiro Correio Espírita  Parceiro Rossi  Parceiro Shankhya  Parceiro Store Vision  Parceiro To View 
Parceiro Intercom Rio  Parceiro Intersystem  Parceiro Capemisa Social  Parceiro Emater Rio - Escritório Niterói / São Gonçalo