História da Instituição

História da Instituição

O trabalho social da SEF teve início na década de 1980 junto a uma comunidade de Niterói, então conhecida como Favela do Gás...

Com a maturidade da instituição e a consequente experiência alcançada no desenvolvimento desse trabalho, a SEF julgou oportuno e imprescindível dar um novo passo na direção da sistematização das suas atividades assistenciais. Dessa forma, criou o Departamento Assistencial que, sob a denominação de Remanso Fraterno, veio dinamizar tais atividades.

Fundado em 20 de março de 1988, em terreno adquirido pela SEF, na região de Várzea das Moças, periferia de Niterói/RJ, as atividades tiveram início de forma muito simples, atendendo a população primeiramente na praça do Rio do Ouro e depois no espaço onde hoje se localiza o Remanso Fraterno.

Em 19 de dezembro de 1993, foi inaugurado o Prédio da Administração, hoje ocupado pela Assistência Social, em 18 de dezembro de 1994; o Prédio do Setor de Saúde; em 26 de agosto de 1996 o prédio do Setor de Educação e em 2001 o Prédio do Refeitório.

A partir do trabalho que vinha sendo desenvolvido com a comunidade, constatou-se a necessidade urgente de uma escola em tempo integral, de forma a permitir que as mães ou outras mulheres com função materna pudessem realizar a melhoria de suas condições de vida através de emprego remunerado. Foi então que, em 1.º de junho de 1998, inaugurou-se o Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha.

Em 2 de fevereiro de 2002, foi inaugurada a Creche Comunitária Professora Clélia Rocha, em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói.

Mais recentemente, em 30 de novembro de 2013, como resultado da reforma do Prédio da Administração, foi inaugurada a nova sede da Diretoria de Assistência Social abrigando diversos projetos e as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Em 2013, considerando o cenário do Sistema Único de Assistência Social, o Remanso Fraterno está enquadrado no SUAS como entidade de Assistência Social de Proteção Social Básica.

O Remanso Fraterno atende hoje às crianças dos municípios de Niterói (Várzea das Moças) e o Município de São Gonçalo (comunidades fronteiriças de Niterói).

Veja o mapa de Várzea das Moças

 

Leia o Depoimento da Elaine Dornellas

 

Nossos Parceiros

Ministério dos Esportes

Parceiro Ypê  Parceiro Anticorpus   Parceiro To Live Parceiro Prefeitura de Niterói  Supermercado Pomar 
RISU  Parceiro Lise  Parceiro Maxcor  Parceiro Niterói Mais Huamana  Parceiro Ponto Jovem 
Parceiro Correio Espírita  Parceiro Rossi   Parceiro Circuito Saúde Parceiro Store Vision  Parceiro To View 
Parceiro Intercom Rio  Parceiro Intersystem   Parceiro Simetria Parceiro Emater Rio - Escritório Niterói / São Gonçalo  Parceiro Pilates Solidario