Preservação Ambiental

Horta

Trilha
Reflorestar
Bicho Preguiça
Árvores
Flores


Veja mais fotos do projeto...

O A.M.A.R. tem se dedicado à preservação e a conservação dos recursos naturais, preocupando-se também com o embelezamento, reflorestamento e a criação de espaços para as atividades pedagógicas ao ar livre, bem como com o mapeamento da flora do Remanso Fraterno.

Todas as atividades de plantio de árvores, manejo e cultivo de hortaliças, plantas medicinais, flores, em forma de sementes e mudas, são realizadas nas aulas de educação ambiental, uma vez que o A.M.A.R. está inserido no currículo diversificado da escola.

A educação ambiental é vida idealizadora e prática, que nos faz entender que através da mudança do olhar, da sensibilidade daquele que ensina, ajuda a transformar a mentalidade e o comportamento daquele que aprende.

Através de inúmeras propostas de atividades artísticas, lúdicas, aulas formais e informais, inclusive em espaços nos quais os estudantes se identifiquem como parte integrante da natureza, nós os levamos a conhecer novas técnicas de produzir alimentos, sem defensivos químicos; a irrigar os canteiros economizando água; a melhorar a qualidade da terra adubada, através de resíduos orgânicos; a reciclar material plástico.

Com o intuito de ilustrar, enumeraremos algumas de nossas ações efetuadas, na maioria das vezes, nas aulas de meio ambiente junto aos alunos do N.E.P.C.R.

1. Plantio de mudas do bioma Mata Atlântica. Mais de 500 mudas de árvores floríferas e frutíferas já foram plantadas;
2. Criação e manutenção de pomares jardins;
3. Criação de viveiro de mudas;
4. Mapeamento e identificação de árvores;
5. Criação de horta;
6. Produção do Mini Guia de árvores do Remanso;
7. Criação de 7 trilhas pedagógicas;
8. Venda de doces em compostas para obtenção de recursos;
9. Fabricação e colocação de mesas e bancos de concreto no Remanso;
10. Promoção de piqueniques com alimentos saudáveis;
11. Como fazer compostagem;
12. Projeto de educação Agroflorestal com gestão dos resíduos orgânicos crus;
13. Reutilização de materiais (reciclagem);
14. Ações com escoteiros ( grupo 60º/RJ - Grupo Escoteiro Imbuí, de Piratininga , e 64º G.E. Prof. Lourival Gomes de Andrade, para realizar atividades ref. ao XXIV E XXV MUTECO ), anos de 2015 e 2016;
15. SERPENTES NO REMANSO: aprendendo a conviver – Apostila criada com os alunos do 4 ano sobre a importância das serpentes na natureza;
16. Atividades de jogos e brincadeiras realizadas pelos biólogos do Projeto Caranguejo Uçá, para despertar de consciência sobre o ecossistema do manguezal.
17. Descarte correto do LIXO;
18. Captação da água da chuva;
19. Confecção de placas de identificação de nossas árvores , doadas pelo SMMA – Setor de Áreas Verdes.

Elaine Dornellas