Com foco principal no atendimento à população em situação de rua, o trabalho oferece, todas as manhãs de domingo, uma oportunidade para que esta população seja acolhida com oficinas, higiene e alimentação.
O Trabalho de Domingo, realizado pela Sociedade Espírita Fraternidade, completou no mês de outubro 25 anos! A comemoração, realizada na sede da própria SEF, foi emocionante, onde observamos a Assistência Social e a Doutrina Espírita caminhando lado a lado! No evento, realizado após o estudo semanal, tivemos grande presença dos trabalhadores atuais, assim como de antigos coordenadores e voluntários. Nosso querido Raul Teixeira, fundador da Casa, também nos presenteou com o seu comparecimento.
Com foco principal no atendimento à população em situação de rua, o trabalho oferece, todas as manhãs de domingo, uma oportunidade para que esta população seja acolhida. Atualmente, mais de 100 voluntários participam do projeto. As atividades se iniciam às 7 da manhã, com a abertura dos portões da SEF e distribuição de senhas para o banho, onde é doado um kit de higiene a pessoa atendida. Em seguida é oferecido o café da manhã, onde todos participam, e são desenvolvidas atividades recreativas no salão principal. Nos andares de cima da SEF ocorrem 5 oficinas, distribuídas entre confecção de trabalhos manuais, leitura e escrita, divulgação da doutrina espírita e livroteca. As atividades se encerram após o almoço ser servido. O atendimento de quem chega pela primeira vez, chamado de Acolhimento, é feito por um profissionais de serviço social/psicologia e equipe de voluntários. Conforme a necessidade, são distribuídas roupas aos atendidos.
Devemos lembrar que as doações são sempre necessárias, e aceitamos roupas, sapatos e material de higiene para manter a rotina de assistência.
Este ano o Trabalho de Domingo ganhou, a partir das comemorações de aniversário, um novo nome, passando a se chamar Acolher é Conviver.
Sendo assim, na certeza de que estamos aqui também para servir, desejamos ao Trabalho do Acolher é Conviver muito mais prosperidade nos anos que vem pela frente.
Fernanda Jamus